Travessuras em Nova York

Continuando as aventuras em solo americano eu e meu caro amigo e agora mestre de palhaço Wellington Abreu curtíamos uma onda de compradores na terra do Tio Sam, uma loja de esportes. Vislumbrados por tantas coisas diferentes que encontramos usualmente no Brasil tivemos um “insight” ou como consideramos uma luz dos mestres supremos dos palhaços, juntos, observando um item esportivo que poderia render um material interessante para a construção de um personagem. Foi uma imensa diversão e acompanhado pelos curiosos e atentos olhos dos funcionários sem entenderem como duas pessoas podiam rir tanto olhando um material esportivo.
Foram necessários apenas uns 10 minutos para a criação estar pronta e juntamente o desafio lançado. “aguenta a pressão?” “quer realmente entrar nesse mundo?”. Sim foi a minha resposta, e eu outrora resistente a adentrar no mundo dos palhaços, acabava de criar o meu, agora seguindo os ensinamentos do meu primeiro mestre, o palhaço “Tá na Reta” que me jogou o desafio de estreiar nada mais, nada menos que na TIMES SQUARE, não é qualquer dia que se tem uma oportunidade grandiosa como esta, e sem dúvida pra meter inveja em muita gente! (risos)
Foi uma experiência inenarrável, ofegante, instigante e brilhante! Depois de ter aceitado o ridículo da roupa de frevo, sair e me divertir com o palhaço junto aos turistas de várias partes do país foi muito fácil.
Assim com essa estréia, surgiu meu mais novo trabalho, ainda engatinhando, porém cheio de vida, e seguindo a tradição dos palhaços foi batizado pelo meu mestre, nascendo então o palhaço 
 LIROURREIR

Brazilian Day 2010


No dia 03 de setembro de 2010 O Hierofante Cia. de Teatro mais uma vez participou do dia do brasileiro em Nova York, o Brazilian day. Em sua segunda participação consecutiva, tivemos um acesso maior dentre as atividades organizadas incluindo a apresentação no palco secundário do evento. Até aí tudo normal entre nossas modestas previsões,  mais um trabalho internacional, com uma apresentação, e mesmo com os mais eufóricos aplausos até de quem não compreende a língua , tudo seria igual, mais um trabalho realizado com qualidade .
Mas quando se espera tudo normal é quando acontece o inesperado! Tudo começou na lavagem da rua 46, evento que precede o grande dia e representa a força da bahia em Nova York, a organizadora Silvana Magda pediu encarecidamente que usássemos uma roupa de frevo... até aí tudo bem, se não fosse pelo fato de ser uma roupa verde limão e muito justa, e para mim que tenho minha célebre barriguinha não fica lá muito charmoso.. hehe. Mas topamos a parada, o medo foi intenso, pois estava me sentindo ridículo e acho que não era apenas só sentimento... (risos). Respirei fundo e fomos para a rua, após um minuto de tensão, alguns risos, inclusive o meu, pediram para tirar uma foto! E depois outra, e depois outra e mais outra, fiquei impressionado e se alguém gostaria de uma foto mesmo que fosse para se divertir com ela posteriormente, percebi que tudo ali era uma grande festa e então relaxei. Foi revelador esse momento, eu que me preocupava, o pré-julgamento do ridículo tinha se esvaído e depois disso foi só alegria.

Intercambio Internacional


            Entre os dias 26 de julho à 03 de agosto de 2010 foi realizado o intercâmbio cultural entre O Hierofante Cia. de Teatro e os atores saotomenses Ana Clara Trindade, Amador Fernandes e Nelson Vila Nova. Esse foi uma parceria entre a Unicef, Embaixada do Brasil em São Tomé e O Hierofante Cia. de Teatro.

            Foram realizadas diversas atividades culturais e artísticas para demonstração das atividades que a companhia executa ao preparar um espetáculo teatral profissional, com técnicas de encenação, pesquisa de campo, aulas de dança, música, preparação corporal e de voz. Os atores saotomenses estavam inseridos no processo de criação do novo espetáculo “Bacantes e Brincantes” com estréia prevista para outubro deste ano. Se integraram aos demais atores do espetáculo e tiveram a oportunidade participar dos exercícios que os atores da companhia desenvolverão ao longo de quase 3 meses para a criação de personagens e demais ações que compõe o espetáculo. As atividades somaram um total de 50 horas.
            Foram momentos de troca, aprendizado, companheirismo, amizade e muita arte que marcaram nossas vidas, um momento histórico para a cidade de Ceilândia que recebe um evento que consideramos o maior feito cultural dessa cidade. Esse intercâmbio se perpetuará em nossas mentes, palavras, gestos, na transmissão dos conhecimentos aos atores de São Tomé, em outras parcerias e intercâmbios e sem dúvida para o fortalecimento da arte tanto em São Tomé como aqui no Brasil.

            Saudosos e felizes queremos agradecer imensamente os esforços e a parceria para a realização desse evento aos nossos amigos Adelino Costa, Luis Bonfim, Leila dos Santos, Jacy Braga, Carla Perdiz e todos os envolvidos nesse evento através da Unicef e Embaixada do Brasil em São Tomé e o apoio fundamental aqui em Ceilândia através de Luciene Miranda, Edvaldo e kleber.